O que é o teste de estanqueidade?
O teste de estanqueidade é o ensaio utilizado para detectar possíveis vazamentos na rede a pressões de operação, ou seja, detectar a existência de um vazamento de gás na tubulação residencial, comercial ou industrial por meio da pressurização da tubulação com ar comprimido ou gás inerte, geralmente utilizado o nitrogênio.
Quais normas adotadas no teste de estanqueidade?
As principais normas aplicadas no teste de estanqueidade em linhas de gás são: NBR 15526 – Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e a NBR 15358 – Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações de uso não residenciais até 400 kPa.
O teste de estanqueidade deve ser aplicado em processos industriais no uso de fornos em geral (fornos de fusão, vidreiras, lingoteamento, cerâmicas, cadinho, tratamento térmico, fornos tipo rolo secadores para indústrias cimenteiras e similares etc.), caldeiras, aquecedores, maçaricos, estufas, tanques de acabamento superficial, chamuscadeiras, forjas, secadores. Atividades comerciais no uso de fornos e fogões, chapas, assadeiras, fritadeiras, churrasqueiras, cafeteiras, aquecedores de água, geradoras de água quente, máquinas de lavar e secar roupa, geladeiras e freezers.
Qual o profissional pode realizar o teste de estanqueidade?
O ensaio de estanqueidade deve ser realizado por profissional habilitado (PH) que é a pessoa graduada e devidamente registrada em seu órgão de classe com autoridade de elaborar e assumir responsabilidade técnica sobre projetos instalações e ensaios. O ensaio também pode ser realizado por profissional qualificado que é a pessoa devidamente capacitada por meio de treinamento para executar montagens, manutenção e ensaios desde que esteja sob supervisão de um profissional habilitado (PH).